segunda-feira, 2 de abril de 2018


ESTA PERGUNTA É UMA DAS MAIS FREQUENTES QUE SE RECEBE EM UM CONSULTÓRIO MÉDICO ESPECIALIZADO EM ENDOCRINOLOGIA E NEUROENDOCRINOLOGIA, É UM GRANDE TORMENTO PARA OS PAIS, MAS NOSSA OBRIGAÇÃO COMO PAIS E RESPONSÁVEIS PELOS NOSSOS FILHOS EM IDADE DE CRESCIMENTO, DEVEMOS NOS PREOCUPAR SE EXISTE OU NÃO PROBLEMAS COM A SAÚDE DE NOSSOS PIMPOLHOS. 

JAMAIS DEVEMOS NOS ESQUECER QUE EVENTUALMENTE ELES PODEM TER RAZÃO QUANTO A POSSIBILIDADE DE GANHAR ALTURA, SE ALGO NÃO VAI TÃO BEM COM SUAS SAÚDES, POIS QUANTO MAIS ESTATURA TIVEREM PODE SER O SINAL VERDE PARA SEUS FUTUROS.FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROCIÊNCIA-ENDOCRINA (NEUROENDOCRINOLOGIA)–GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.

Na verdade é aceito hoje no meio cientifico que o Homo Sapiens – Sapiens, ou homem Moderno que somos nós, vagávamos sozinhos pela terra como caçadores coletores por volta de aproximadamente 30 mil anos, mas com o advento da agricultura primitiva começamos a formar tribos, e aproximadamente 12 mil a 10 mil anos realmente domesticar animais, plantar grãos selvagens, continuar com o cozimento da carne e pesca e formar civilizações primitivas.

REVOLUÇÃO AGRÍCOLA DO HOMO SAPIENS OU HOMEM MODERNO, OU SEJA, NÓS.

Estes fatos ocorreram provavelmente com a civilização na região da Suméria, Mesopotâmia nas regiões próximas ao atual Iraque. Porque a revolução agrícola tem importância tão grande inclusive no relacionamento com o crescimento das baixas estaturas. A dieta incerta, passou a ser muito provável, naturalmente dependente de fatores naturais imponderáveis como chuvas, fenômenos geológicos, etc., Mas por outro lado aumentou a ociosidade ou impossibilidade de locomoção. Quer ver um exemplo ainda não muito bem explicado.

↘Acesse nosso canal deixe seu like!




OBSERVE QUE O HOMO FLORESIENSIS TINHA APENAS 1 METRO DE ALTURA E PERCEBA QUE O ELEFANTE TAMBÉM É PROPORCIONAL AO SEU TAMANHO DO HOMO FLORESIENSIS.

Na indonésia possuem uma ilha chamada ilha das Flores. Apenas acredita-se que um grupo de caçadores coletores atravessaram quando ainda era possível, para essa região, e os arqueólogos, antropólogos, paleontólogos, que não podem deixar de ter conhecimentos biológicos, recentemente encontraram uma espécie a qual deram o nome de Homo floresiensis que tinham em torno de 1 (hum) metro de altura. Esta descoberta é muito recente e importante descrição do cientista   BRUCE BOWER em "Science News" (2016).  

HABITATE DO HOMO FLORESIENSIS.

Daí surgiu uma imensa dúvida, porque? As hipóteses levantadas foram, talvez na época que os 14 esqueletos encontrados em uma caverna, sendo um completo tiveram alguma mutação genética em seu DNA ? Outro detalhe aventado foi; será que na época tinha alguma passagem por terra que posteriormente ilharam os caçadores coletores e ocorreu falta de alimentos? De repente encontraram uma série de animais com as mesmas características proporcionais, como o caso de elefantes pigmeus, e foi levantada uma terceira hipótese que hoje é mais aceita: como esses caçadores coletores saíram do mesmo lugar que os outros indivíduos saíram, ou seja, África oriental (leste da África), não tinha muita lógica que uma população de caçadores coletores tivesse sofrido coletivamente uma mutação genética. Então, foi aventada a possibilidade que com o ilhamento foi sendo consumido as vegetações e frutos assim como os animais maiores, mas os que eram menores precisavam de menos alimento, e isso levou a diminuição significativa das populações que sobraram.

COMPARAÇÃO DA ESTATURA DO HOMO FLORESIENSIS – HOMO SAPIENS – NEANDERTHAL NESTA ORDEM

Qual a principal experiencia que podemos tirar dessas características constatáveis; o alimento inadequado ou incompleto interfere sim no crescimento tanto linear do corpo, como no crescimento da altura (estatura). Portanto o meio ambiente, interfere em todo o metabolismo, e como foi sugerido no início a inatividade sistemática física com acesso exagerado com o passar do tempo formando os primeiros indivíduos com excesso de peso, e hoje é inacreditável, mas crianças com 8 anos de idade, já apresentam obesidade grave e não se esqueça que o crescimento infantil juvenil deve ser proporcional, em outras palavras, irá dificultar o crescimento durante todas as fases que faram parte de sua vida, sem contar os problemas atuais biopsicossociais, doenças crônicas, medicamentos necessários ou não como o uso indiscriminado de automedicação, por exemplo corticoides, doenças que afetam o sistema imunológico, poluição das cidades, doenças metabólicas auto-imune, doenças endócrinas mal diagnosticadas, etc....



Considerando essas condições que de acordo com a OMS luta desesperadamente para combate-las, é claro que nem todos possuem a mesma estatura, mas existem meios de corrigi-las ou compensar, entretanto existe a necessidade de conscientização dos pais e responsáveis e em caso de descontrole procurar ajuda profissional.

Acesse nosso canal deixe seu like!

https://www.youtube.com/user/vanderhaagenbrazil1/videos




Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neurocientista-Endócrino
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

COMO SABER MAIS:
1.
Algumas crianças cuja baixa estatura não é causada pela deficiência do hormônio do crescimento pode se beneficiar do tratamento com somatropina (ou composto 191 – 191 aminoácidos)... 
https://crescimentoinfantojuvenil.wordpress.com/

2.
O tecido adiposo Marrom e encontrado em pacientes recém nascidos em maior quantidade, trata-se de um tipo de gordura que tem a cor marrom devido ser rica em metais como o ferro, e é 10 vezes aproximadamente mais termo calórico do que a gordura branca. Se considerarmos pássaros ou animais migratórios...
https://emagrecer2.wordpress.com/

3. O aconselhamento de médicos sobre o estilo de vida para pacientes com gordura visceral ou obesos (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central,)...
https://gorduravisceral.wordpress.com/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Caio Jr., Dr. João Santos. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Caio, Henriqueta V. Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil; 
Homo floresiensis que tinham em torno de 1 (hum) metro de altura. Esta descoberta é muito recente e importante descrição do cientista BRUCE BOWER em "Science News" (2016).

CONTATO: 
Fones: 55(11) 2371-3337 /(11)9.8197-4706 - TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002 


Video

Instagram

 Wordpress